Universidade de Évora

A Universidade de Évora é um centro de criação, transmissão e difusão da cultura, da ciência e da tecnologia, que, através da articulação do estudo, da docência e da investigação, se integra na vida da sociedade.

A Universidade de Évora perspetiva-se relativamente à região em que se insere, o Alentejo, elegendo-a como alvo preferencial do seu esforço de socialização do conhecimento, à Europa comunitária com a qual partilha idênticos valores humanos, culturais e científicos, às regiões vizinhas com as quais prioritariamente estabelecerá parcerias estratégicas, e aos países lusófonos aos quais procurará estender a sua missão, não esquecendo, ao mesmo tempo, que a preparação dos estudantes deve, sempre, ter em consideração o “mundo” global em que hoje vivemos.

Tendo como missão a transmissão e produção de conhecimento, e baseando as suas estratégias no contexto regional em que se insere, a Universidade de Évora alicerça a sua atuação em 4 áreas âncora que a distinguem de outras instituições de ensino superior públicas portuguesas: Mediterrâneo e Ambiente; Património Material, Imaterial e Humano; Percursos de Vida e Bem-Estar; Aeroespacial e Transformação Digital.

Universidade do Algarve

Situada no Sul de Portugal, a Universidade do Algarve (UAlg) encontra-se sediada em Faro, capital do Algarve. Com 42 anos de existência e uma localização privilegiada com acesso direto às principais rotas de ligação à Europa e ao Mundo, esta academia adquire um estatuto central e internacional, visível nas ruas da cidade de Faro, que recebe anualmente cerca de 1700 alunos internacionais provenientes de mais de 84 nacionalidades.

Ao longo dos anos a UAlg tem vindo a multiplicar e a consolidar a sua oferta formativa nos seus três campi – dois na cidade de Faro e um em Portimão – oferecendo licenciaturas e mestrados integrados (graduação), mestrados, doutoramentos e pós-graduações, que se distribuem pelas suas grandes áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.

A investigação científica tem sido um fator fundamental para o desenvolvimento da Universidade, colocando-a numa trajetória de afirmação nacional e internacional. A excelência que preside às suas atividades de investigação e desenvolvimento traduz-se na densa rede de parcerias estabelecidas com universidades e instituições de I&D de todo o mundo, nos mais diversos domínios.

Aparece pela quarta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2021, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.

Universidade NOVA de Lisboa

A Universidade NOVA de Lisboa é uma universidade pública portuguesa, criada em 11 de agosto de 1973, integrada por nove unidades orgânicas localizadas na Área Metropolitana de Lisboa (Lisboa, Oeiras, Almada e Cascais). Assumindo como missão servir a sociedade através do conhecimento e da inovação, a NOVA pretende afirmar-se cada vez mais como uma verdadeira universidade do século XXI: global e cívica. Com um ensino e investigação verdadeiramente internacionais, na sua qualidade, nas suas agendas e nos seus parceiros, a NOVA está profundamente comprometida com o desenvolvimento da sociedade, da cultura e da economia da região da Grande Lisboa, onde se insere, mas também do país, da Europa e dos países de língua oficial portuguesa, a que nos ligam séculos de história comum.

A Universidade NOVA de Lisboa é a 8.ª melhor da Europa e está entre as 50 melhores do mundo com menos de 50 anos, de acordo com o ranking QS Top 50 under 50, que avalia critérios como a reputação e a internacionalização. Enquanto jovem universidade europeia orientada para a investigação, fundada há menos de 50 anos, a NOVA tem obtido destaque nos principais rankings. Dentro deste grupo, a NOVA classifica-se sistematicamente no top 10, como comprova o 8º lugar no ranking QS top 50 under 50, o 8º lugar no Multirank, e o 9º lugar no QS World ranking.