Portugal é um país de contrastes demográficos, climáticos e culturais, de Norte a Sul e do litoral ao interior.
É o reconhecimento desses contrastes que permite distinguir entre um Portugal Atlântico, no centro e norte do Pais, e um Portugal Mediterrânico a Sul, nas regiões do Alentejo e Algarve. Nesse panorama, Lisboa é a grande referência para o seu desenvolvimento urbano, social e económico, apesar das disparidades existentes dentro e entre as regiões.
É neste contexto que surge o Campus Sul, uma Associação[1] formada pelas Universidades do Algarve, Évora e NOVA de Lisboa, com a missão de contribuir para o reforço da coesão territorial e para o desenvolvimento sustentável do Sul.
A partir do conhecimento produzido e da sua capacidade de inovação, materializada nos já existentes laboratórios colaborativos e centros de valorização e transferência de tecnologia, o Campus Sul pretende promover a capacitação e formação avançada dos recursos instalados nas regiões, realizar investigação com impacto e desenvolver soluções inovadoras que respondam aos Objectivos de Sustentabilidade e apoiem o Plano de Recuperação Económica de Portugal para criar um Sul mais sustentável.